Estudo comprova impacto da vacinação contra a gripe na prevenção de doenças cardiovasculares

No ano passado, a adesão do público de 60 anos ou mais à campanha de vacinação contra a gripe foi alta, batendo recordes em relação aos anos anteriores.

Em 2021, iniciada há 28 dias no fechamento desta edição, a vacinação teve baixa adesão em todo o país. Apenas 37% da população se vacinou até o momento.

É importante lembrar que idosos que se vacinam contra gripe ganham proteção também para o coração. Os benefícios são indiretos, já que, a partir dos 65 anos, pegar gripe significa deixar o corpo mais vulnerável a complicações cardiovasculares, como enfarte e derrame. A boa notícia foi comprovada por uma pesquisa da Universidade de Minnesota, nos EUA.

Apesar de a relação entre gripe e doenças cardíacas já ser conhecida pelos médicos, foi a primeira vez que um grande estudo prova o impacto positivo da vacinação sobre a saúde do coração. Por dois invernos seguidos, estação do ano em que a incidência de gripe é maior, a saúde de 286 mil pessoas com 65 anos ou mais foi monitorada. Os vacinados do estudo foram menos hospitalizados por causa de enfarte, derrame, pneumonia e gripe.

O estudo confirmou que a vacina diminui o número de complicações da gripe nos idosos. A pesquisa americana também provou que o risco de morte por causa de doenças cardiovasculares e respiratórias cai pela metade em idosos vacinados.

No Brasil, a gripe tem maior incidência entre abril e julho.  O médico cardiologista, Juarez Ortiz, afirmou em entrevista que nessa época aumentam as internações por doenças cardiovasculares. E, as infecções do aparelho respiratório, complicação habitual dos quadros gripais, aumentam os riscos de enfarte e derrame cerebral.

Além disso, a prevenção contra a gripe também é importante neste momento por que evita que casos gripais sejam confundidos com infecção por covid-19.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

Atenção! A vacinação contra a gripe no município de São Paulo está sendo aplicada exclusivamente nas Escolas e nos Estabelecimentos da Educação. Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Clique aqui para ver os endereços dos postos de vacinação em escolas.