Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o público da terceira idade já representa 21% dos brasileiros aptos a votar.
Os eleitores com mais de 70 anos de idade fazem parte de um grupo de 14,8 milhões de eleitores com mais de 70 anos de idade, que teve um crescimento de quase 24% em relação a 2018, quando eram cerca de 12 milhões nessa faixa etária.
No Brasil, o voto é facultativo para as pessoas acima de 70 anos e analfabetos, assim como para os jovens de 16 e 17 anos. Somados, o total de eleitores registrados que não são obrigados a comparecer às urnas passam de 23 milhões, fatia que corresponde a 14% do eleitorado, e faz com que o voto facultativo tenha um peso muito importante no resultado final da próxima eleição.
O Brasil está passando pela transição demográfica e a tendência é que o número de idosos permaneça em crescimento. O eleitorado brasileiro, segundo uma tendência que ocorre para toda a população nacional, tem menos jovens e mais idosos a cada eleição. E em 2022, somente os eleitores com mais de 70 anos, representam 9,5% do total de eleitores aptos a votar no próximo dia 2 de outubro.