Num certo dia, foi no ano de 1989, um grupo de funcionários da CETESB teve a feliz ideia de criar uma associação que agregasse seus futuros aposentados. A partir dessa ideia, foi muito fácil convocar os funcionários em via de aposentadoria para um encontro no Auditório Augusto Ruschi. Tratava-se de uma assembleia geral para esse grupo apresentar e aprovar os estatutos de uma associação de aposentados, pré-aposentados e pensionistas. Uma vez aprovados, indicar uma diretoria provisória e instituir sua personalidade jurídica. Compareceram oitenta e nove ex-funcionários. Era o dia 29 de novembro desse mesmo. Estava nascendo a AAPP.
Igual ao começo de qualquer iniciativa desse gênero, foram discretos os primeiros passos na busca do seu objetivo geral: implantar e/ou melhorar “os benefícios assistenciais e sociais dos associados”.
Mas os anos foram passando, a AAPP foi se desenvolvendo e, hoje, trinta e quatro anos depois, nossa associação conta com 620 associados!
Nessa trajetória de êxitos, é importante registrar aqui mais um êxito. Aqueles mesmos fundadores da AAPP tiveram outra uma feliz ideia: pensar na instituição de uma cooperativa de trabalho com seus associados. Foi, então, ciada a Coopema, Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Meio Ambiente. Era o ano de 1999.
Então, com justeza pode-se considerar a Coopema como “cria” da AAPP e seu suporte em inúmeras ocasiões. Pode-se dizer também que a Cooperativa é uma extensão da AAPP. Aliás, quase todos os cooperados são membros da diretoria da AAPP. Portanto, uma só família, sem dúvida.
Desde a sua fundação, os cooperados vêm desenvolvendo relevantes trabalhos e projetos na área de saneamento básico, qualidade ambiental e proteção da fauna e da flora. Cumpre registrar que, nesses anos todos, a cooperativa já apresentou um significativo volume de atividades, a ponto de obter condições de adquirir sua sede própria. Essas atividades e demais iniciativas serão aqui publicadas em outras oportunidades.
É isso aí, AAPP!
Attilio Brunacci, da Coopema e da AAPP