Estamos no mês de junho de 2021 e a vacinação no Brasil continua em ritmo muito lento. Pouco mais de 10% da população já foi vacinada com as duas doses de uma das duas vacinas disponíveis para a população até o momento em nosso país.
Este vídeo do Médico Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Júlio Abreu, ajuda a refletir sobre as mudanças que a vacinação pode trazer para a vida das pessoas imunizadas.
A principal delas é a consciência de que estar imunizado não quer dizer que a pessoa não irá ser infectada pela covid-19. Quer dizer, que espera-se que a pessoa, se for infectada, não desenvolva a forma grave da doença. Porém, é importante ter em mente, que como a maioria da população ainda não teve acesso a vacina, é preciso continuar com os mesmos cuidados de proteção (usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento físico). Por que embora a pessoa imunizada não esteja mais no grupo de alto risco, ela poderá transmitir a covid-19 para alguém que ainda não foi vacinado.
Assista o vídeo para conferir em detalhes as orientações do Médico Professor Júlio de Abreu sobre como agir depois de vacinados com a primeira e segunda dose de qualquer uma das vacinas disponíveis.